sexta-feira, 20 de julho de 2007

GeoBTT (Geocaching + BTT)

Geocaching é uma actividade de ar livre que envolve a utilização de um receptor de GPS ("Sistema de Posicionamento Global") para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou tupperware), fechada e à prova de água que contém um livro de registo e alguns objectos, como canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca. Numa cache tradicional, um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e os pequenos tesouros, num saco à prova de água, e depois anota as coordenadas WGS84 (latitude e longitude) da cache.
Estas, em
conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os outros geocachers, os descobridores, lêem essa página e, com receptores GPS, procuram-na. Quando o conseguem, registam o achado na mesma página. Os Geocachers são livres de colocar ou retirar objectos da cache, normalmente por troca de coisas de pequeno valor, de modo a haver sempre qualquer recordação para trazer.
O GeoBTT é nada mais nada menos do que a aliança entre o geocaching e a prática do BTT. Muito embora alguns pontos sejam de difícil acesso por bicicleta, a fusão das duas modalidades é bastante interessante, já que alia um desporto de resistência à componente de aventura e descoberta que o geocaching proporciona.